quarta-feira, 19 de junho de 2013

Crônicas de um leitor...

Crônicas de um leitor... em "como assim meu livro veio avariado?"

Olá, pessoal! Tudo bem?
Nas "Crônicas de um leitor..." de hoje eu vou falar sobre um tema que quem costuma comprar muito pela internet geralmente, e infelizmente, conhece muito bem: o recebimento de produtos avariados. A culpa pela chegada desses produtos ao destinatário de tal forma é de quem? Do site ou da Distribuidora/Correios?

Inicialmente, eu quero deixar bem claro que eu não sei como funciona o sistema de distribuição de mercadorias, até porque cada site tem o seu e alguns até usam o próprio Correios. Como estudante de administração, eu vou mostrar para vocês alguns dos principais critérios de organização da entrada e saída de produtos de um estoque no Brasil.

Um muito usado por esses sites de venda pela internet é o PEPS - Primeiro que entra, primeiro que sai (FIFO - First in, First out - em inglês). A empresa que o utiliza, organiza o seu estoque da seguinte forma: quando o consumidor compra um produto, esse produto é requerido ao estoque. Lá há vários exemplares do mesmo  que foram adquiridos em diferentes datas. De acordo com esse critério, o que será vendido será o que está há mais tempo, o que "entrou" primeiro no estoque. Esse é um dos melhores critérios de organização, porque os produtos mais antigos saem na frente dos mais novos.

Outro que existe, mas que não é aceito pela Receita Federal por representar um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação, é o UEPS - Último a entrar, primeiro a sair (LIFO - Last in, first out - em inglês). O grande problema desse método é que por estabelecer que as mercadorias mais recentes sejam as primeiras a sair, os produtos que foram comprados há mais tempo fica estocado por um período maior, fazendo com que acumule poeira - dependendo do local - ou que mudanças na organização estrutural o amassem, rasguem, quebrem (dependendo do tipo de mercadoria).


Ainda há mais dois tipos muito usados de organização de estoque, mas como o princípio básico deles não é a entrada e a saída de mercadorias, acho que não é necessário pontuá-los.

Tá, agora que eu sei que o PEPS é o mais usado e o que garante a maior quantidade de benefícios, e o UEPS não é permitido, por quê diachos os produtos veem avariados aos montes? A resposta é simples: não adianta nada um método ou outro se o produto não tem saída, dessa forma ele fica por um tempo muito grande guardado e exposto a qualquer sorte de depreciações. Outro fator que influência muito é como a distribuição das mercadorias são feitas. Um serviço porco de entregas com certeza vai estragar a mercadoria, sendo esta protegida ou não. Somando-se a isso, a gente ainda pode falar de erradas projeções de vendas para certos produtos, o que podem fazer com que este não seja vendido e fique mais tempo em estoque, mas isso é raro de acontecer em grandes empresas.

Eu não sei se acontece, mas se não, deveria haver um controle de qualidade para que a mercadoria saía nas melhores condições possíveis para o embado, até porque depois disso ocorrer a mercadoria está mais protegida. Outro problema é quando um produto de troca volta a venda. Se um cliente solicitou troca, é porque o produto tem algum problema, ele não poderia voltar a venda, mas certos tipos de avarias me fazem crer que isso acontece. Eu vou dar o meu exemplo.

Em fevereiro, eu comprei no Ponto Frio o Box de Jogos Vorazes. O box veio super depreciado, estava rasgado, amassado, arranhado, aquilo me deu uma raiva e olha que ele estava embalado naquele plastico - sabe? Agora, me ajude, o que faz com que um livro - na embalagem - se rasgue? Amassar ou arranhar eu até entendo, o transporte desse pelo estoque ou pela distribuidora pode causar isso, mas e os rasgos? Eu só consigo pensar em produtos originários de trocas. Logo depois de uma raiva muito grande - para não dizer outra coisa ahahaha - eu solicitei troca, e para isso foi um tormento. Eu solicitava, eles mandavam o formulário, eu preenchia, falavam que entrariam em contato em um tal dia e nada acontecia. Quando eu me estressei de vez e mandei, literalmente, 8 novas solicitações de troca, finalmente eu consegui tal feito. E se você está pensando que eu ganhei um box perfeito, não se engane! Veio outro amassa, arranhado, mas pelo menos não estava rasgado. Minha vontade era de ir no Procon, mas a compra foi feita com o cartão da minha mãe e ela não queria "dor de cabeça", nada fiz. Enfim, nunca mais comprei nenhum livro no Ponto Frio!

Bom é isso pessoal! Espero que tenham gostado! Você tem alguma experiência com depreciação de livros comprados pela internet? Vamos compartilhar vivências ahhaha! Estou contando com a participação de vocês nos comentário, mas enquanto isso, eu encontrei uma tira no Facebook que achei muito engraçada sobre esse tema. Ei-la:



22 comentários:

  1. Então meu exemplar dos Segredos de Landara veio com a ponta amassada e não dá pra arrumar não reclamei pra não ter dor de cabeça e foi só dessa vez mas sei que foi por causa do correio por que vi muitas coisas em cima dele e tinha umas caixas jogadas no carro de correio

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Bom, eu quase nunca vejo os meus livros chegando porque eles deixam com o porteiro quando eu quase nunca to em casa, mas eu sempre pensei que os correios prestassem um serviço bom, de confiança... me enganei ahahahaha

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  2. Eu morro de medo de comprar alguma coisa pela net e vim com defeito. Graças a Deus já comprei e compro varias coisas e nada me decepcionou. Espero que continue assim :)
    Beijos!

    Blog: http://umsimplesprazer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte você tem! ahahah eu tenho uma mãe muito podre para comprar as coisas, rsrs' todas as minhas compras os livros vem com pelo menos uma pontinha amassada. ahaha

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  3. Oi Rafa!
    Eu tb já comprei um livro no Ponto Frio que veio rasgado!
    Meu box de Jogos Vorazes tb foi de lá, mas esse veio inteiro, graças a Deus, pq dá um trabaaaalho pra trocar!
    E tá acontecendo muito também de o livro vir cheio de cola na lombada e, às vezes, até na capa tb. Já aconteceu com vc?
    É um absurdo isso... Se não tem competência pra prestar o serviço, não presta ué! :/

    PS: tem promoção lá no blog! Participe!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/06/promocao-de-ferias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michelly!

      É muito chata quando o livro vem assim. Nossa, eu também passei por isso quando eu comprei a série Feios pelo Submarino e um livro da Torre Negra também veio assim. Bom eu consegui tirar a cola sem rasgar o livro pelo menos!
      Obrigado, eu vou dar uma passadinha daqui a pouco :D

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  4. Oi!
    Eu nunca recebi um livro ou encomenda que veio estragada pelo correio, algumas vezes a embalagem sim, mas o conteúdo não.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que sorte! hahaha eu sou uma pessoa muito azarada : / ahaha

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  5. Compras feita pela internet tem que ter o maior cuidado, eu ainda não fiz nenhuma compra de livros pela internet, se um dia comprar espero não ter problemas, prefiro comprar logo nas livrarias, Rafael te desejo um bom final de semana, beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu Blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de comprar em livrarias porque eu recebo o livro na hora e eu posso sempre escolher o melhor exemplar, mas na internet costuma ser mais barata e mais pratico ~para preguiçosos como eu~ ahahah.
      Obrigado, Lucimar, para você também, Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Rafa!

    Uou, professor Carlos adoraria ler isso ahahahah que rapaz estudioso! :)

    Brincadeiras à parte, eu fiquei chocada quando você me mandou as fotos do box, pois esse tipo de coisa nunca aconteceu comigo. Ok, alguns livros já vieram com o verniz arranhado ou até mesmo com aquela falha na impressão que faz com que duas ou três folhas fiquem juntas, mas nada desse tipo.

    Boa sorte com as próximas compras! Rs :)

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat.
      Ahhhaahahahhahah psé...
      Cara eu fiquei muito bolado com aquilo ahahah acho que até hoje eu tenho as fotos aqui no meu pc ahhah. Obrigado, eu vou precisar porque do jeito que eu tenho um azar para essas coisas ahaha. Hoje eu comprei o The Shining e o Livro para a promoção de 3 meses do blog, vamos ver como vai vir, né?

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  7. Graças a Deus nunca um livro veio muito ruim! Só o das crônicas de nárnia que veio um pouco amassado nas orelhas, mas nada que estrague o livro em si! Tag lá no blog para você http://afinselivros.blogspot.com.br/2013/06/tag-2-conjuge-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda bem, hein! aahah

      Obrigado, eu to dando um tempo com as tags aqui no blog porque eu já fiz duas há pouco tempo, mas eu vou esperar alguns dias aí eu faço! Brigadão!

      Abraço, Rafael Augusto.

      Excluir
  8. Eu te marquei em uma tag! =s Esqueci de avisar! rs

    http://leituradesenfreada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Izabella!

      Muito obrigado, eu to dando um tempinho para as tags por aqui porque eu já fiz duas muito perto uma da outra, mas daqui a alguns dias eu acho que eu posso fazer.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  9. Olá, bom dia ^-^
    Muito legal o post. Obrigada pelas informações ^-^
    Nunca tive problemas com livros entregues, sempre vieram em bom estado (até mesmo os livros usados comprados em sebo virtual ou com outras pessoas). O único problema que tive até hoje com entregas foi com meu tablet, que demoraram bastante tempo para entregar (e sempre diziam que chegaria tal dia mas nunca chegava :S); mas no fim das contas veio em perfeitas condições.

    Quanto aos livros, já aconteceu de livros comprados em lojas físicas e embalados virem com as páginas amassadas e meio rasgadinhas. Ai acho que o problema já é com a gráfica :S Mas pelo menos não foi algo que prejudicou a leitura.

    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tudo bem?

      Nossa, você tem muita sorte, na verdade eu acho que até estou me sentindo mal agora ahaha só comigo acontece essas coisas. Agora aconteceu de novo, dessa vez com a Livraria Cultura, eles deveriam entregar hoje e não entregaram, e eu ainda paguei o frete mais caro para chegar mais rápido.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  10. Honestamente eu compro online e só tive problema uma vez, e foi recentemente quando comprei A Marca de Atena (pouco após o lançamento) as primeiras trinta páginas vieram amassadas. (E Ele também veio no plástico)

    Mas fora isso, nesses meus quatro anos de compra online de livros nunca tive nenhum problema, apesar de eu ver muita gente reclamando (especialmente do Saraiva, o que é mais compreensível já que eles não vem no plástico - eu mesma sempre fui tranquila).

    Acho que talvez eu apenas tenha sorte nessa questão ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nossa eu to até me sentindo mal, acho que todos os meus livros que eu comprei na net vieram com algum tipo de problema, mas eu comecei há pouco tempo, em janeiro. Agora eu comprei outro e deveria chegar hoje e não chegou, deve ser algum problema com o meu nome, eles devem ter marcado-o ahahaha.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  11. Nossa! Esse realmente é um problema sério, ma,s eu nunca passei por isso, graças a Deus! Rs. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma situação meio chata e para piorar os sites não facilitam a troca. Você tem sorte ahahaah

      Beijos.

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...