domingo, 26 de maio de 2013

[Resenha] O Pistoleiro

Autor:  Stephen King

Editora: Suma de Letras

N° de páginas: 220

Gênero: Ficção Americana - 1982 (última edição 2004) 

Preço: R$42,90 na Saraiva

Leitura: Rápida - Média - Demorada 




Sinopse: Este livro é o primeiro dos sete volumes de série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir. Inteiramente revista pelo autor, esta primeira edição brasileira de "O Pistoleiro" traz também prefácio e introdução inéditos de King.



Olá pessoal. Antes de mais nada eu queria pedir desculpa por ter demorado tanto para resenhar esse livro e para postar coisas no geral. É que ultimamente eu tenho tido muitos trabalho na escola e no curso o que fizeram com que eu ficasse com pouco tempo para ler e eu ainda peguei um livro que mesmo pequeno, a leitura não é tão rápida e já, já eu vou explicar porquê. 
Nessa série eu vou fazer o seguinte: vou resenhar cada livro individualmente e quando eu terminar todos, eu vou fazer uma resenha da série como um todo.

Quem acompanha o meu blog sabe que há pouco tempo eu comprei a série A Torre Negra toda no submarino e também como eu a encontrei, mas honestamente estou começando a ficar arrependido.  Eu ainda não comecei a ler o segundo livro, então eu não tenho uma opinião formada acerca da série, mas esse primeiro livro deixou bem a desejar. 
A diagramação interna e externa do livro me desapontou bastante. Vocês já devem ter percebido que ele é um livro caro, e olhem que eu coloquei o menor preço que eu achei, mas esse livro está saindo por uma média de 55 reais, chegando até a 59. Então pelo preço eu esperava uma coisa bem mais trabalhada. A capa do livro é linda, isso é inquestionável, mas o livro não possui orelhas. Bom, eu não as uso, mas para mim a presença delas faz com que livros que não são de capa dura tenham um aspecto de melhor trabalhado e até mesmo a falsa impressão de resistência. A contra-capa é simples e o tom preto a deixou com uma certa elegância. Isso tudo seriam características que se fossem um livro barato eu poderia deixar de pontuar de uma maneira tão crítica, mas não é o caso.
A diagramação interna foi outra que me surpreendeu muito negativamente. As páginas são brancas, eu particularmente não gosto e prefiro aquelas amareladas, mas isso já é mais do gosto pessoal. Um ponto que me deixou boquiaberto é que a edição mais recente à venda é de 2004. Sim, 9 anos sem nenhum tipo de revisão para um livro que é relativamente famoso. A gente inclui aí as novas regras do último acordo ortográfico, que embora ainda não sejam obrigatórias, já estão presentes em muitos livros . Eu não encontrei nenhum erro de gramática no livro, só um tipo de padrão que eles usaram no texto que eu achei estanho por nunca ter visto antes. Sempre que algum personagem ia contar uma história o narrador tomava a voz dele e iniciava cada parágrafo com uma aspa ("), mas nunca as fechava. O livro é dividido em 5 capítulos que são quase partes porque são relativamente grandes e essas partes são ainda divididas em "sub-capítulos" enumerados em números cardinais arábicos. A escrita do autor é muito boa, afinal, ainda estamos falando de Stephen King. Eu ainda não tive um contato direto com a escrita dele, mas nas minhas duas experiencias ela ficou bem parecida, então ponto para a tradução.   
Esse primeiro livro da série, conta um pouco sobre a história do pistoleiro, Roland, e a sua busca  pela Torre Negra logo atrás do Homem de Preto. Este personagem é um ser mágico em que Roland acredita ser muito importante para encontrar a Torre. 
Enquanto o pistoleiro está perseguindo o homem de preto pelo deserto ele encontra Brown, um homem que vive naquele ambiente e que lhe oferece comida e informações acerca da localização do Walter das Sombras, como era também chamado o homem de preto.  E é a este homem que ele decide confiar e contar um pouco da sua trajetória em Tull, a cidade que ele havia passado antes de chegar ao deserto. E aí entra uma característica bem importante do livro. Sempre que o pistoleiro vai contar alguma coisa sobre a sua história ou passagem por algum lugar temos Flashbacks no livro, mas sempre na 3ª pessoa, assim como em todo o livro, é o narrador observador quem conta a história de Roland. E eles começam das formas mais imprevisíveis possíveis, então se a pessoa não for muito atenta durante a leitura ela pode se perder legal. Eu  sempre me perdia no começo o que me fazia voltar e ler a parte toda, mas depois fui me acostumando e passei a não cair mais. Contudo isso auxiliou para que a leitura ficasse mais demorada.
Outro fator que fez com que a leitura demorasse mais do que livros de 220 páginas habituais foi a construção do texto. A história inteira possui muitas metáforas, principalmente no final, o que faziam com que a pessoa - pelo menos eu que sou lerdo rs' - tivesse que ler alguns trechos várias vezes para entendê-los. 
Bom, voltando a história. Logo depois de Brown, Roland encontra Jack. Um personagem jovem, não me lembro exatamente a idade, mas acho que era 10 anos,  que foi morto em Nova York, mas que foi ressuscitado e levado para o deserto pela figura sombria da história.  O pistoleiro decide confiar na criança e resolve levá-la na busca pela Torre vendo que não sobreviveria muito tempo no deserto.  E a ele Roland conta muitas coisas sobre a sua infância e como se tornou um pistoleiro - é claro, em flashbacks. 
Eu tive um desapontamento muito grande por esse livro, porque pela sinopse eu estava esperando uma coisa muito mais legal e que me prendesse muito mais. Porém, não foi isso o que aconteceu. O livro não chega a ser chato, mas os fatos e a forma com que o autor expõe os acontecimentos é desinteressante, não puxa a sua atenção. Por exemplo, nesse livro ele não fala exatamente o que aconteceu com a família do pistoleiro, ou porque ele estava atrás da Torre e do Homem de Preto, mas é um livro que não me deixou assim: "Ai, meu Deus! Eu tenho que terminar esse livro! Eu tenho que saber o que acontece! Eu tenho que terminar a série!" Pelo contrário eu quase larguei o livro, mas como eu tinha visto resenhas que falavam que o final era bom, que faria com que o livro valesse a pena eu resolvi terminá-lo, mas puf, nada aconteceu. Tipo o final é até legalzinho, o narrador fala coisas interessantes,tem uma revelação bombástica,  mas continua sem graça, não me estimulou a ler os outros livros, a conhecer os segredos da série.
O que me fez dar duas estrelas e meia para esse livro foi a diagramação e o fato da história não ter partes que realmente prendessem o leitor. Outro fator que influenciou foi como o autor usou de metáforas e flashbacks que em alguns momentos poderiam mais enrolar a história do que agregar valor.  
Eu quero deixar bem claro que eu ainda não tenho tenho uma opinião formada sobre a série, eu vou ler o 2º livro e a partir daí eu acho que vou poder opinar um pouco melhor, mas esse primeiro me decepcionou em demasia. 






16 comentários:

  1. Oi, Rafa!

    Uou, que resenha, hein? Adorei a forma com que você expôs o lado negativo do livro sem "esculhambá-lo" e ao mesmo tempo, expondo o seu ponto de vista para o leitor. Sua escrita também está evoluindo bastante, continue assim! :)

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    P.s.: nem parece mais o contador de spoilers que eu conheço! Hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!
      Obrigado. : D
      aahahahahah eu tento me controlar bastante durante as resenhas para com os spoilers.

      Beijos,
      Rafael Augusto.

      Excluir
  2. Oi Rafa, você publicou o link da sua resenha no mural do meu perfil do skoob e aqui estou, haha. :P
    Primeiramente gostaria de elogiá-lo pelo excelente texto e escrita. *-* Não são todos que conseguem escrever tão bem e passar as ideias claramente assim, pos é.
    Eu marquei O Pistoleiro como desejado porque eu sempre quis ler uma obra do tão elogiado Stephen King, mas não havia lido nenhuma resenha, além da sinopse, até agora. (:

    Não se você, mas essa capa me lembra muito Dante e o Hellsing UIASHUIASHASUI E por ser bem sinistra nos dá uma espectativa que a história vai ser muito foda, mas pelo jeito nao é bem assim, né? Quero dizer, eu sei bem como é você ler uma história e ver que ela poderia ser melhor aproveitada... :c (oi, Firelight!) Mas, quem sabe no segundo livro, não melhora? Acredito que essa seja a esperança de todos quando o primeiro livro não sai do jeito que esperávamos! AUISHASUIHASUIHASUIASH

    Muito bom seu blog, voltarei mais vezes, com certeza! :D
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Obrigado : D
      Bom, o meu primeiro contanto com Stephen King foi pelo livro Sob a Redoma, e este é simplesmente incrível, perfeito! aahah
      Quanto ao Dante e o Hellsing eu nunca vi o anime, mas as fotos que encontrei por aqui na net realmente lembram rs'.
      Eu comecei a ler o segundo hoje,ainda tô no 2º capítulo, mas eu estou percebendo uma leve melhora no enredo da história, os acontecimentos são um pouco mais atrativos.
      Seja muito bem-vinda, nesse feriado eu dou uma olhadinha no seu blog, ok? : D

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  3. Olá, Rafael! Tudo bem?
    Só passei pra avisar que te indiquei para uma TAG no meu blog >.<
    Espero que goste!!
    http://entreoagoraedepois.blogspot.com.br/2013/05/tag-1-11-coisas.html#more

    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aryane. Tudo sim, e com você?
      Adorei a tag, eu vou fazer assim que possível!
      Obrigadíssimo : D

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
    2. Olá, Rafael!!
      Que bom que gostou ><
      Só não esquece de deixar o link pra mim!!
      Beijos

      Excluir
    3. Tudo bem, eu devo fazer amanhã e ponho o link como comentário no seu blgo, ok?

      Beijos.

      Excluir
  4. Gostei bastante de sua resenha. Uma boa resenha não é aquela que fala apenas dos pontos positivos de uma obra, mas também sua características negativas. E você fez ainda ter mais vontade de ler o livro, apesar dos pontos negativos. A história como um todo me pareceu interessante, e como não tenho dificuldade em entender metáforas, talvez eu a aprecie mais que você.
    Gostei bastante da sua forma de escrever, você escreve bastante bem, é claro em sua argumentação, e não encontro problemas de gramáticas sérios nem problemas de estilo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Obrigado. Por mais que eu não tenha simpatizado com esse primeiro livro, a série vale a pena - ainda bem porque eu já tinha comprado-a toda rs'. Eu estou lendo o 2º livro e ele é bem mais claro do que o primeiro - até engraçado rs'. Em breve terá resenha. : )

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  5. Oi Rafaeel,tudo bem?
    Eu não quero ser do contra ou nada do tipo, mas acho que a sua edição da Torre Negra é a edição econômica. Eu também comprei a minha coleção por essa promoção do Submarino e veio assim. Eu odeio, não posso negar, mas já me acostumei (você deve ter percebido que ela saiu bem mais barata que o normal, é porque essa edição não tem muita qualidade). Ela realmente vem sem orelha, o papel não é de tanta qualidade, a capa é feita de um material diferente e até a diagramação muda. Por isso sempre que eu recebo um livro de edição econômica eu não falo sobre esses assuntos porque só posso julgá-los pelo livro original.
    Outra coisa que eu queria falar é que quando você escrever uma resenha tão grande você poderia deixar um espaço extra entre os parágrafos porque para mim pelo menos isso cansa um pouco a vista por estar lendo no computador, e deixar algumas partes em negrito ou de outra cor ajuda o leitor a não se cansar.]
    Eu já li esse livro e ele também não me conquistou, me apaixonei por algumas citações mas não foi um livro que me abalou, mas tenho vários amigos que me falaram o seguinte; você não pode ler esse livro achando que vai entender tudo, tem que ler os próximos e lá para o 3 livro as coisas vão começar a fazer sentido. E não desista da série porque ela é ótima!
    Foi por isso que ainda não desisti kkk. Eu também fiz uma resenha desse livro, vou deixar o link aqui pra se você quiser ver. Eu adorei o seu blog, está muito fofo mesmo no começo, o meu também está no começo kkk. Sempre que tiver postagem nova por aqui vai lá e me da um toque que eu venho comentar, é que as vezes eu não consigo olhar o de todos pra ver que tem coisa nova :/
    Nossa, agora fui eu quem escrevi muito kkk Boa sorte com o blog!
    http://terapiadolivro.blogspot.com.br/2013/05/o-pistoleiro-stephen-king.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Jura? Nossa, mas que sacanagem, eles nem avisam nada : / Obrigado pela informação, eu vou tentar saber mais sobre e inserir na minha próxima resenha como uma retificação. Ah eu vou tentar fazer isso na minha próxima resenha, obrigado pelas dicas. : D

      Eu li a sua resenha, gostei muito, a sua opinião ficou relativamente parecida com a minha de certo modo. Mas eu ainda não desisti da série, afinal eu já comprei todos mesmo ahahah. Eu to lendo o 2º e estou realmente achando melhor, esperança! ahahahah Obrigado, também gostei bastante do seu, eu vou tentar dar uma passadinha por lá sempre que possível, Sucesso no seu blog.

      Beijos, Rafael Augusto. : D

      Excluir
  6. Rafael, só avisando (acredita que depois daquele texto enorme eu ainda esqueci de dizer uma coisa? Kkk) que há pouco tempo o submarino começou a avisar quando a edição é econômica ou não. Alguns ainda não estão marcados então a melhor solução é ligar pra lá e perguntar, e se mesmo assim vier econômica você pode devolver e pedir um novo da edição normal. A minha amiga está nesse processo a dois meses para conseguir a edição original, infelizmente eu só descobri que isso era possível quando já tinha aberto o plástico do primeiro e para a troca todos precisam estar lacrados :/
    Bom, era isso kkk
    Boa sorte com as próximas compras :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bia. Acho que a partir de agora eu vou passar a fazer isso sim ahah. Mas mesmo assim, eu parei agora para calcular, a coleção completa tá saindo por 329,90 dividido por 7 dá uns 47,13, não é um preço barato, não ahahaha. Mas mesmo assim eu vou ligar antes de fazer a próxima resenha.

      Beijos, Rafael Augusto. :)

      Excluir
  7. Adorei a sua resenha!
    Você conseguiu expôr o lado negativo dele muito bem!

    E sabe, agora eu quero ler ainda mais, haha

    Beijos,
    Books & Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado.
      A série é muito boa, as coisas começam a esquentar a partir do 3º livro ahaha. Lê sim, vale a pena.

      Beijos.

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...