quinta-feira, 30 de maio de 2013

Crônicas de um leitor...

Crônicas de um leitor... com uma amizade literária.

Olá, pessoal. Na "Cronicas de um leitor..." de hoje eu vou falar de amizades literárias e de uma pessoa em especial que teve grande importância para que eu passasse a ler mais.
É sempre muito bom você ter alguém para compartilhar interesses, objetivos, sonhos, experiências. Cada pessoa faz isso de uma forma e com um tipo de pessoa diferente, com a mãe, com um amigo virtual, com um da escola, do curso, com o cachorro, brincadeira rs',  não importa com quem você faz isso. Mas quando você faz e vê que o outro pode te compreender e te confortar, ou te alegrar ou provocar qualquer outro tipo de reação em você por já ter passado por uma experiência parecida ou simplesmente por se aquela outra pessoa em especial te deixa feliz.
Todavia, quando o assunto é literatura a coisa sempre muda um pouco de figura. Todo mundo aqui sabe como é o quadro de leitura do brasileiro, então encontrar alguém que goste de ler tanto quanto você - ou até mais, dói, mas é válido rs' - é uma coisa a ser valorizada. Pois é, eu encontrei. A pessoa que eu estou me referindo é a Natalia Leal, do blog Páginas Encantadas
.
Nós fomos apresentados por uma amiga dela que na verdade eu nem conheço, bom, conheço, mas não falo, enfim, o importante é que ela nos apresentou. Inicialmente a gente ficava conversando só pela internet mesmo desobre assuntos em geral. Logo depois, a gente começou a se falar na escola. Na época, a Nat já tinha um blog literário e eu, mesmo sempre gostando de ler, nunca arranjava um tempinho para a leitura.
Um dia, eu estava no meu Ask.fm e vi uma pergunta da Natalia, não me lembro exatamente como era, mas era algo do tipo "um livro que você gostou muito de ter lido recentemente" ou algo do tipo. Como resposta ela disse o livro O Ladrão de Olhos, do Jonathan Auxier. Isso acho que no final de setembro do ano passado. Eu me lembro de naquela época estar procurando bons livros para ler, porque eu estava afim de ler mais, então eu pesquisei a sinopse desse título, gostei e comprei - na época eu nem sabia que se resenhavam livros em blogs. Depois dessa leitura, a gente acabou se aproximando um pouco mais, eu acho que foi aí que eu entrei pela primeira vez no blog dela para ler aquela tal da resenha literária. Eu tinha adorado aquilo, acho que esse momento foi a primeira vez que eu pensei que ter um blog literário poderia ser legal, mas era só um pensamento.

Mesmo tendo gostado muito do livro, depois eu não procurei mais por outros títulos, a semana de provas estava começando e eu tinha que estudar rs'. Só depois, dois dias depois do natal, quando a gente tinha passado por uma briguinha, ela me indicou para ler o livro Sob a redoma do Stephen King. Ela falou que eu poderia me identificar muito com ele, e eu achei legal, fui lá e comprei. Eu admito que o livro era realmente muito bom e até eu fiquei impressionado comigo mesmo. Para quem não conhece, uma característica importante de ser ressaltada, ele tem 960 páginas. E para mim que quase não lia era um choque, na hora da compra eu não sabia quantas páginas ele tinha e quando a vendedora trouxe o livro da estante para minhas mãos eu quase tive um treco (risos), mas depois de muita discussão com a minha mãe - afinal ele é bem carinho, principalmente onde eu comprei - eu consegui levá-lo. E consegui lê-lo em 19 dias, eu mesmo não podia acreditar no que eu tinha feito naquela época.
O título da vez foi encarregado de nos aproximar, a gente estava brigado e depois nós meio que "esquecemos" o que tinha acontecido e voltamos a nos falar para discutir sobre o livro. Quando eu o terminei, decidi que eu ia começar a ler pra valer, sempre que eu puderesse estar lendo um livro o faria. E assim foi, logo depois eu comprei o box do Jogos Vorazes de Suzanne Collins.
Nesse momento, eu descobri que ela era super fã da série, então a gente ficava conversando horas sobre o que eu achava que poderia acontecer e a minha opinião sobre o livro, que não tinha como ser negativa, né gente?
Ao ler essa trilogia eu descobri minha paixão por distopias. Logo depois eu li a série Feios de Scott
Westerfeld. Ela não simpatizou muito com os livros não, e nem chegou a ler todos, mas eu que já tinha comprado a série toda no Submarino - eu tenho que aprender a parar com isso - li todos os livros. É claro que não foi a melhor leitura da minha vida, mas eu gostei muito dos livros e o final de Extras é super engraçado.
Logo depois, eu comecei a ficar entrando mais vezes no blog dela e aos pouco e fiquei achando legal o blog, a forma com que acontecesse a interação entre as pessoas e também como uma forma de conhecer novos livros, então eu decidi criar o Enseada das Letras.
Nos nossos aniversários, nós decidimos trocar livros. Ela me deu O Rosto que Precede o Sonho do Mauricio Gomyde e eu dei para ela Filhos do Fim do Mundo do Fábio M. Barreto. Mas a Natalia resolveu engrandecer o presente dela rs' e colocou vários bilhetinhos pelo livro dela e eles, a dedicatória e até a fita que ela usou para embrulhar o presente possuíam um enigma. Pois é, quando eu fui dar o meu presente, ela faz aniversário um pouco mais de um mês que eu, eu fiz algo parecido. Mas os meus bilhetes tinham um caráter mais revelador do que enigmático. Eu coloquei o finalzinho de todos os livros ou que ela me indicou, ou que nós lemos juntos, ou ainda os que nós discutimos juntos, mais a interpretação de uma poesia que eu tinha feito para ela um pouco antes e estava receoso em dar isso para ela, mas dei mesmo assim. Ainda tinha o epílogo do livro que eu escrevo e por fim uma carta falando sobre a nossa amizade como um todo.
Bom, e foi dessa forma que a Natalia me jogou no mundo dos livros ahahaa, mas vocês devem estar se perguntando, por que tudo isso, não é mesmo? Então, eu fiz esse post por 3 motivos: como forma de agradecimento por ela ter feito a mesma coisa no blog dela; para anunciar a parceria que o meu blog está fazendo com o dela, sim é minha primeira parceria, na verdade ela já era parceira desde a criação do blog, mas agora é oficial! E o último motivo é para apresentá-la a vocês,leitores que acompanham o meu blog e não a conhecem, afinal, em breve nós estaremos produzindo alguns conteúdos juntos, mas shiiiiu, é surpresa! : D
E você, meu caro leitor? Me conte, você já teve ou tem uma amizade literária? Você já foi transformado em Bookaholic por alguém ou já transformou alguém em um? Fiquem a vontade para comentar o que quiserem a respeito.  : )

12 comentários:

  1. Eu já transformei uma ex-amiga em leitora. Ex porque eu decidi terminar nossa amizade porque realmente acho que os caminhos se separaram e não dava pra juntar mais. Ninguém me transformou em leitor, eu que me interessei, eu acho rsrs
    Mas eu acho que além da amizade de vocês, pode surgir outra coisa ai, não? haha :p
    Legal a história, eu tenho amizades literárias aqui em São Paulo nos eventos que eu sempre vou. Yasmin, do Ler e Imaginar é uma <3 Sempre bom achar gente como a gente haha
    Abraços, Rafa e boas leituras na companhia da Natalia!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas. : )
      hahaahha Todo mundo sempre acha isso, mas eu tenho namorada.
      É sempre muito bom encontrar alguém com que a gente possa compartilhar as nossas experiências literárias e as opiniões acerca de um livro.

      Obrigado, grande abraço.
      Rafael Augusto.

      Excluir
  2. Amizade literaria é uma das melhores amizades que podemos arrumar, pois são pessoas que sonham conosco em todos os livros ou pelo menos a maioria que lemos *-* que a amizade de vocês seja eterna.




    Beijos
    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia.
      É muito bom você compartilhar leituras com alguém próximo, ficarem discutindo horas sobre o que pode acontecer em um livro e até leram juntos. Obrigado.

      Beijos, Rafael Augusto. : )

      Excluir
  3. Pensamos em ter blogs literários então na mesma época mais ou menos. É muito legal encontrar uma pessoa que você conheça realmente para conversar sobre livros e quando descobre é tão legal.O mesmo comigo e o Gabriel e foi pelo interese comum em livros que resolvemos inalgurar o blog. Parabéns pela parceria e já vou agora mesmod dar uma olhadinha no blog dela que pelo jeito que você falou deve ser mesmo bem legal. E tomara que a amizade de vocês dure para sempre pois é não tem nada pior que você acabar um livro e não ter ninguém com quem comentar por mais que a internet nos proporcione tudo isso.
    Bjos
    Ana Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Mas que coincidência, hein? ahahahah
      É realmente muito legal sim. Obrigado, eu adoro o blog dela, tem coisas super legais, acho que você vai gostar. Uma das melhores coisas é quando você acaba de ler um livro e fica discutindo o que poderia ser melhor, as partes perfeitas, as partes chatas, os livros acabam nos aproximando ainda mais.

      Obrigado, Beijos,
      Rafael Augusto. : D

      Excluir
  4. Oi, Rafa!

    Como eu te disse no ensaio, adorei o post! <3 hihi

    É muito legal saber que você valoriza a nossa amizade tanto quanto eu, fico muito feliz em saber que o carinho é recíproco. Nah, eu acho que eu gosto de ler tanto quanto você agora, já viu quantos livros você leu esse ano, rapaz? Hahahahaha.

    Eu só tenho a agradecer pelo carinho, companhia, confiança e principalmente, por todos momentos que vivemos, guardados na memória. E é isso aí, que venham mais anos de amizade, parceria, blogosfera e livros pra gente, espero que possamos estar sempre juntos nessa caminhada :)

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    P.s.: Olha o lado bom de estar dançando com uma fã de Jogos Vorazes, Girl on Fire ganhou um outro sentido, agora você vai dançar com uma versão da Katniss hahahahaha :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat.
      Obrigado. Ihhh não agora eu não sei aahah o chato é que eu não tenho muito tempo para ler : /
      De nada, a reciproca é verdadeira. Então que venham muito mais anos de amizade, de blogosfera, de postagens compartilhadas... ahahah
      e nossa que trocadilho foi esse ahahahahhaha morri de ri.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  5. Desculpa a palavra: MASQUEPORRA É ESSA? To chorando de tanta lindeza esse post ;( Mais emocionante que isso só Nicholas Sparks (principalmente em A Última Música e Nicholas Sparks). Eu tbm li por influências de amigos. É tão bom se descobrir nesse mundo de magia e principalmente quando vc comenta sobre um q amou com outra pessoa, ai fica tudo mais completo =) Amei o post e o blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia.
      Nossa, mas que susto, eu pensei que você tinha odiado o post aahahahahahha. Mas que bom que você gostou, obrigado. : )
      Eu adoro ficar falando sobre livros com ela, e descobrindo outros. É ótimo quando eu termino um livro que ela também já leu, e vocês ficam comentando sobre o livro.

      Beijos, Rafael Augusto : D

      Excluir
  6. Que bonitiiinho! Achei que isso aí era mais que amizade, mas já vi que vc falou pro colega ali de cima que tem namorada...
    Deve ser muito bom ter amigos que gostam tanto de leitura qt a gente! E eu digo 'deve ser' porque eu até tenho amigos que gostam, mas a única desesperada por leitura aqui sou eu msm... :/

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaaahaha Relaxa, vocês não foram os primeiros a falarem nisso ahahahah

      Ah cara, tenta transformar esse seu amigo aos poucos que nem a Nat fez comigo, vai que dá certo, mas claro sem forçar nada ahahaha


      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...