sábado, 11 de maio de 2013

Crônicas de um leitor...

Crônicas de um leitor... a procura de um lugar ideal para ler

Olá, pessoal! Tudo bem? Na "Crônicas de um leitor..." de hoje eu vou falar de lugares que eu gosto de ler. Onde eu me sinto mais "confortável".

Parques e Praças 

O meu local preferido de leitura são as praças. Eu adoro ler em praças ou parques bem arborizados e com pouco movimento de carros e pessoa. Assim eu consigo um local com sombra, agradável, e com pouco ruido. A figura ao lado é de um parque que tem no meu bairro chamado Jardim do Méier. Eu adoro ler lá, é calmo, tranquilo, arborizado. O parque é quase um oásis cercado por vias caóticas, entupidas de gente e de carros, mas mesmo assim, parece que as árvores impedem que o ruído entre no máximo. Ele me passa uma energia muito boa durante a leitura e eu gosto disso. Eu só lamento não ter muito tempo para ler nele.

Ônibus
Quem é leitor e passa pouco tempo em casa sabe muito bem que a leitura dentro de ônibus pode ser complicado por depender de algumas variáveis. Todos os dias para ir para a escola eu pego dois ônibus, mas eu só leio em um deles, por quê? Aí é que entra  duas de nossas variáveis. O primeiro ônibus que eu pego é esse aí do lado. É nele que eu leio, porque ele me oferece uma maior iluminação - quando eu saio de casa ainda está escuro rs' -, mas até mesmo quando já está claro, eu não sei explicar, mas esse fica com mais iluminação no interior do que o 2º.  A segunda variável é que ele é mais novo do que o outro então chacoalha menos. Quando eu tento ler no outro ônibus eu sempre tenho dor de cabeça porque ele se mexe muito e tem pouco iluminação.  A terceira variável é o quão cheio o ônibus que você pega pode ficar. Não tem como ler em pé no ônibus, bom até tem, mas os riscos de você cair são grandes (exceto se você vive numa grande cidade e sabe o que é um ônibus realmente cheio rs'). Esse é o grande motivo de eu raramente ler quando eu volto para casa, os ônibus que eu pego estão quase sempre cheios.

Cama
A minha cama é o local onde eu mais leio. É confortável, agradável e num dia de frio como esses últimos, nada melhor do que deitar na cara, se cobrir todo e ler um bom livro. (E não, essa ao lado não é a minha cama : / ahahah)





Museus 

O meu último lugar para ler são os museus. Se um livro é considerado fonte de cultura, informação e entretenimento, não há associação melhor do que os museus, não é mesmo? Para ser sincero eu nunca li em um porque não tenho um perto da minha casa, mas eu sempre quis.
O museu acima é o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB daqui do rio, que é o 14º mais visitado do mundo . Eu o coloquei aqui porque é o meu museu preferido daqui do Rio. E eu ainda vou levar um livro para lá e ficar horas lendo!


E você, meu caro leitor? Onde você mais ler? Qual é o seu lugar preferido para praticar tal ato? E onde você gostaria de ler, mas ainda não teve oportunidade?

8 comentários:

  1. Oi, Rafa!

    Ótima postagem, me identifiquei muito :) aliás, esse seu post me deu uma ideia de um projeto que a gente pode fazer juntos e se der, com o grupo também. Se der certo, pode gerar mais divulgação tanto pro seu, quanto pro meu blog, além de ser uma ideia bem legal.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat,
      Obrigado! Adorei a ideia, assim que a gente conseguir fazer a gente faz : D

      Beijos,
      Rafael Augusto.

      Excluir
  2. Amei as suas escolhas, mas delas acho que o que mais combina comigo mesmo é na cama, aliás, eu não gosto de passar muito tempo na cama, então fico na sala, fecho as portas, levo um edredom bem quentinho e fico lá por horas lendo. Outros lugares que também leio muito é na escola, normalmente eu leio todos os dias no intervalo da escola, já alguma coisa né? Eu não gosto das pessoas da escola que estudo, não tenho muito o que conversar com elas (Graças a Deus que esse é meu primeiro e último ano lá), então eu normalmente leio no intervalo inteirinho.
    Tem dois lugares que eu gostaria de poder ler, um é em cima do colchão inflável na piscina, mas quem falo que eu tenho coragem de levar um livro para lá e ainda correr o risco dele cair na piscina? rsrsr, outro lugar é em cima da árvore, mas sei lá, aqui em casa tenho muito medo de aparecer bichos (entenda-se insetos e coisas minúsculas) então acabo não indo mesmo, mas um dia vou arrumar uma árvore legal para ler, rsrss.

    Gostei da sua ideia de Museu, esse foi um lugar bem exótico, rsrs, nunca tinha pensado e realmente ele tem mesmo tudo a ver.
    Bjos
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Obrigado, das suas escolhas eu adorei a da piscina, mas realmente o risco é grande e sempre tem um espertinho para tacar água na gente, né?ahahah Quanto à árvores, eu acho que se fosse numa casa da árvore ia ser super legal, mas num tronco eu não, vai que ele quebra, já pensou? ahah

      Beijos,
      Rafael Augusto.

      Excluir
    2. Pois, sempre tem um espertinho(que acha que ler é bobagem e que a gente esta perdendo tempo) para jogar água na gente.rsrs. Quando pensei da árvore é porque aqui em casa tem um galho que foi cortado em formato de banco, então é um banco mesmo, com encosto e assento reto, mas eu gostei bem mais da sua ideia, numa casa na árvore seria bem bacana. O tronco realmente não daria muito certo.
      Bjos
      Ana Clara

      Excluir
  3. Oii, Rafael ><
    Nossa, bons lugares escolhidos, mas um que não me agrada é praças por causa do sol :/
    Minha cama eu também adoro, mas prefiro a da minha mãe, uma Queensize confortável demais haha e nada melhor mesmo que um dia frio pra uma boa leitura, né? :)
    Abraços,
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas : D
      Obrigado. Bom, eu escolhi praças por causa das árvores, eu adoro lugares bem arborizados rs' - minha escola é no meio da Floresta da Tijuca(não sei se você conhece rs'). Mas a cama é o lugar onde eu mais leio mesmo, eu tenho muita preguiça de sair de casa e ir no parque aahah
      Abraço!

      Rafael Augusto.

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...