quarta-feira, 28 de agosto de 2013

[Resenha] Dom Casmurro


Autor:  Machado de Assis

Editora: Nova Fronteira e Livraria Saraiva

N° de páginas: 251


Gênero:  Romance Brasileiro - 1900 (Edição de 2011)

Preço:  R$13,90 na Saraiva

Leitura: Rápida Média - Demorada 




Essa resenha eu ia fazer em vídeo, mas no final das contas eu acabei não conseguindo gravar :/


Foi por isso que eu demorei tanto para postá-la. Eu estava esperando o momento certo que acabou não vindo. Então infelizmente vai ter que ficar para próxima.


Dom Casmurro é uma das obras mais famosa da literatura brasileira, tanto por nós, tupiniquins, quanto para o resto do mundo. Eu mesmo passei a minha vida inteira ouvindo falar sobre a trama, acho que mesmo com pouco contato com a leitura, todo mundo já deve ter ouvido alguma de Bentinho e Capitu, não é mesmo? Ainda tendo um certo conhecimento da obra, nunca quis lê-la, até que chegou às aulas de Literatura e uma professora maravilhosa me despertou a curiosidade de ler o livro. Infelizmente, ela também me contou tudo o que acontecia no livro. Doeu? É claro que doeu, mas eu sabia que eu não ia conseguir ler o livro até a prova dela, então eu sorri e ouvi.


Eu sempre gosto muito de comentar sobre a diagramação dos livros em minhas resenhas, mas se tratando de livros clássicos essa é uma tarefa bem difícil por conta do número de edições que os mesmo possuem. De qualquer forma eu vou falar sobre a que eu li. A minha edição era da Coleção Saraiva de Bolso, uma parceria entre a editora Nova Fronteira e a livraria Saraiva. Ela é bem simples mesmo, até pelo próprio preço.



A capa é sóbria, com uma caricatura do autor, Machado de Assis, e a contra-capa é uma coisa monocromática ou bicromática, ela é preta, mas tem uns detalhes verdes, a sinopse em branco - acho que é tricromática, que seja rs'. Durante a leitura os blocos de folhas - eu não sei se o nome é exatamente esse - se descolaram um pouco da lombada. Eu estava com um medo danado de que o livro despencasse antes de terminar a leitura. A abertura do livro é um fator implicativo à leitura. Durante todo o livro eu tive que fazer uma força extra para mantê-lo aberto, que eu não usaria em livros normais e cansava depois de algumas horas de leitura.


Gostei muito da fonte que a editora escolheu para o livro, o único pecado foi o tamanho dela. Ela não era muito pequena, dava para ler tranquilo, mas eu achei que poderia ter sido maior. Pela linguagem do próprio livro, por ser antiga, torna a leitura um pouco difícil no começo por causa de palavras e construções de frases que a gente não usa atualmente e o tamanho da fonte não ajudou nadinha. Mas também foi só no começo, ao longo das páginas a gente vai se acostumando com a linguagem e o modo que Machado de Assis narra a história faz com que ela fique mais leve e entre para minha lista como o melhor livro clássico que eu já li.


Eu vou tentar falar um pouco da história, mas tem que ser bem pouco mesmo, porque a primeira parte do livro é spoiler da segunda, ou seja se eu contar uma eu vou estar denunciando a outra.


O livro começa com Bentinho - narrador em primeira pessoa - contando o porquê do nome Dom Casmurro e o motivo de ter escrito o livro. Alguma coisa aconteceu que o perturbava muito, então ele procura através da escrita de um livro atar as duas pontas de sua vida, a velhice e a juventude, como uma forma de tentar sempre convencer o leitor de que ele não estava louco nem obcecado e que a sua versão da história tinha um quê de verdade. - Ficou confuso? É que eu realmente não posso falar muito mais do que isso :/


Logo depois Bentinho conta os principais acontecimentos da sua vida, como era a sua família, alguns amigos, como conheceu e se apaixonou por Capitu. Mesmo sendo um texto de ficção, o autor usa de vários recursos para que a obra se assemelhe o máximo possível do real - característica da estética literária a qual o texto pertence -  confundindo-se muitas vezes com um texto auto-bibliográfico.Um deles foi a memória, em várias partes do livro o narrador fala que por conta do tempo que certa coisa aconteceu ele não se lembrava com claresa dos detalhes, o que nos induz a acreditar que aquilo realmente aconteceu. Isso é magnifico! Depois de trabalhar Machado na escola eu já o achava ser um dos autores mais incríveis da literatura brasileira, agora então... ahah

"Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada." Pagina 52

34 comentários:

  1. Essa história é sensacional, acho que é uma das unicas histórias que gosto que são indicadas para ler no vestibular as outras detesto todas. :P

    abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente adorei! Bom, eu não sei quais são as indicadas para vestibular, mas a Literatura Brasileira tem clássicos incríveis além desse que valem muito a pena serem lidos. Eu to louco para ler O Ateneu, O Cortiço, O Guarani... ahah.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Rafa!

    Achei a recepção do spoiler merecidíssima! Agora sim, você provou do próprio veneno, hahahaha.

    Eu sempre tampo os ouvidos quando a professora começa a dar spoiler no meio da aula. Como não li o livro paradidático do semestre por falta de tempo - e por achar que ia atrasar minhas leituras e por isso mesmo, não ser uma leitura prazerosa também, passei os seis meses de aula ignorando cada informação preciosa que ela dava sobre Em Mares Nunca Navegados, hehe.

    Fiquei meio triste de saber que a resistência dessa edição não é tão boa, uma vez que eu queria fazer coleção da mesma. Mas né, acontece...

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Ahhaahahah você é muito chata ahah! u.u
      Ahh mas também o paradidático de vocês foi super trágico, como alguém pode passar como leitura obrigatório Os Lusíadas em prosa em pleno Ensino Médio? O texto original é incrível e me fazem uma coisa dessas, ainda bem que no meu primeiro ano não tive isso ahaha.

      Eu também, já estava planejando comprar vários clássicos dessa edição. Mas eu vou comprar mais um, pode ter sido que esse livro em especial não tenha sido tãoo resistente assim e os outros sejam.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Rafa!
    Bom, eu sempre quis ler Dom Casmurro, mas nunca fui atrás para saber sobre o livro, apenas de tanto falarem nele, eu queria ler. Acho que de tanto eles mencionarem o título, fiquei curiosa em saber sobre a escrita do autor.
    Fico feliz em ter encontrado uma resenha que eu entendesse bem sobre este livro entre os blogs parceiros, achei a resenha incrível.
    Literalmente, achei a capa sóbria, porém muito bela, o trabalho nela resultou em algo fantástico.
    Acho que eu iria demorar um pouco pra me acostumar com a escrita do Machado de Assis, tendo em mente que as palavras mais formais e as frases do texto não utilizamos muito atualmente, só em casos formais, coisa que eu acabo não utilizando, acho que eu ia demorar um pouco pra me acostumar com a leitura, hehe
    Fiquei incrivelmente curiosa pra saber o que significa "atar as duas pontas de sua vida, a velhice e a juventude, como uma forma de tentar sempre convencer o leitor de que ele não estava louco nem obcecado e que a sua versão da história tinha um quê de verdade" porque literalmente fiquei confusa, haha.
    Pela resenha posso já adivinhar que o livro é incrível, espero que possa ter contato com a leitura brevemente.
    Grande Abraço!

    Beatriz Aline
    http://hey-bookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu sei como é, antes de trabalhar esse livro na escola eu também estava assim. Livros muito famosos despertam esse tipo de interesse ahah.

      Obrigado, eu até gostei da capa também. Bom, quanto a leitura, é igual a todo clássico. No começo é um pouco mais complicado, mas você vai se acostumando à forma com que o autor escreve, e a escrita do M. Assis é super leve e divertida, o que facilita bastante! rs'.

      Ahh essa parte acho que ficou um pouco confusa na resenha, eu vou até trocar. É que aconteceu uma coisa na vida dele que o perturbou demais, aí ele tenta, através da escrita de um livro, restaurar o seu passado para provar para alguém que ele não estava louco, que ele poderia está certo sobre esse acontecimento. Ou seja, ligar a velhice à infância para provar para todo mundo que ele estava certo. Ficou confuso? rs'

      Se você tiver a oportunidade, leia sim! É um livro magnífico!

      Beijos.

      Excluir
  4. Nossa, Dom Casmurro é o clássico dos clássicos!
    Já li várias vezes... Vale muito a pena. Mas, agora que você já acabou, me responda aí: Capitu traiu ou não traiu? hahahahahahah

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [Spoiler modo on] ahahah
      Então... ahaha
      O autor me deixou muito confuso, além de ele não deixar nenhuma evidência de que ela realmente traiu, tipo ela nunca foi pega. Eu fiquei indeciso porque teve uma parte que o Bentinho(Dom Casmurro) queria ir ao teatro e a Capitu não quis ir porque estava "doente", aí quando ele chega do teatro todo preocupado com ela, Capitu já estava plenamente bem e com altos papos com o Escobar que surgiu altas horas da noite na casa deles para falar de umas "apólises". Eu achei isso muito estranho, estava até convicto de que ela tinha traído mesmo. Só que...
      Tem outra parte do livro que Capitu fala que o filho deles - não me lembro o nome - estava ficando extremamente parecido com o Escobar. Se ela tivesse traído acho que não faria isso, entende?
      Mas eu acho que no final ela amava Bentinho verdadeiramente, ele ficou completamente louco! Isso sim, acho que ela não traiu foi nada ahaha. Mas a gente nunca vai saber isso, é o grande mistério da literatura brasileira e o que torna esse livro tão incrível!
      E você? O que você acha? Traiu ou não traiu? ahhaha
      Beijos.

      Excluir
  5. Ei Rafa!
    Clássicos da literatura brasileira, infelizmente, me dão sono. Nunca li Dom Casmuro, embora eu ame as adaptações da obra.
    Mas adorei a resenha (;

    Abraços
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Jura? Poxa, que pena. Eu considero alguns clássicos simplesmente geniais ahaha. Eu nunca li nenhuma adaptação de Dom Casmurro, eu tenho que reconhecer que eu não gosto muito de ler esse tipo de livros ahah.
      Obrigado.

      Abraços.

      Excluir
  6. Gostei da resenha, mas acho que vc não precisava ficar tão preocupado em dar spoiler pq a dúvida da traição da Capitu não é spoiler, só se vc falasse evidências que seria.
    Minha professora de literatura também é ótima, e infelizmente conta os finais dos livros também kk
    então né, um dia eu lerei Dom Casmurro.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      [Spoiler]
      Ahhh é que eu sou um pouco sismado com isso ahaha. O problema dessa resenha é que se eu falasse da dúvida da traição, ficaria bem claro para quem pegasse o livro que Bentinho não iria se tornar padre, que de algum jeito ele conseguiria se livrar do seminário. Eu fiquei meio indeciso sobre o que falar sobre a história justamente por isso. Se eu falasse da possibilidade de traição eu mataria a primeira parte, e se eu falasse da primeira parte eu mataria a segunda, que é o porquê o livro é tão conhecido. Entende?
      rsrs'

      Beijos.

      Excluir
  7. Essa, como muitos clássicos na verdade, eu tenho vontade de ler, mas o livro em si não dá vontade de ler. Não sei se vc conseguiu entender. Quero ler pelo nome e fama que tem, essas coisas nos dão curiosidade, mas o livro em si não chama a atenção (pronto, assim ficou melhor, rs)

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ahh eu sei bem como é. O livro é tão famoso, todo mundo fala sobre ele que te dá vontade de ler, mas ao ver a sinopse, ela não te atraí, é isso? rsrs'

      Bom, isso é bem comum com livros de grande sucesso. Mas eu adorei Dom Casmurro, a forma com que o autor construiu o texto e cada personagem da trama me encantou muito! ahah.

      Beijos.

      Excluir
  8. Ah, eu te indiquei pra uma tag, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, muito obrigado! Eu tenho várias tags para tirar do bloquinho de notas, mas em breve eu devo fazer a sua!

      Beijos.

      Excluir
  9. Eu gosto dessa estoria, li a muito tempo mas me lembro com carinho e amo os outros livros desse autor querido

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Com certeza esse vai ser um livro que vai ficar marcado na minha vida literária *-* aah

      Beijos.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Aham, nunca iremos saber se Capitu traiu ou não. Mas o livro é muito bom!

      Excluir
  11. Olá Rafael,

    Eu já tentei ler esse livro duas vezes e confesso que sempre abandono. Acho que é por que já sei muito da narrativa. Teve as aulas de Literatura, a minissérie da Globo, enfim. Mas ainda pretendo ler a obra original na íntegra. Gostei muito de sua resenha e do blog, já estou seguindo.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, poxa, é uma pena, eu adorei esse livro mesmo sabendo tudo o que ia acontecer rs'. Teve uma minissérie na Globo, nem sabia rs'. Se tiver a oportunidade leia sim! Obrigado, seguindo o seu também :D

      Abraços.

      Excluir
  12. Gente, nunca li. Mas tenho muitaaa vontade >.<

    http://euleiosophieoliver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana a sua resenha, adoro a forma como você escreve. Estou super a fim de ler esse livro, já está na minha lista há tempos, mas eu sempre lia outros antes dele. Agora fiquei com mais vontade ainda! hehehe
    Abraço, Lery.
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muitíssimo obrigado! :D
      Entendi, eu adorei a leitura, é muito intrigante, quando você conseguir leia!

      Beijos.

      Excluir
  14. Ainda não li. Mas, vou ler para ver se Capitu traiu ou não bentinho! Ansiosa! :)

    ResponderExcluir
  15. Classico, já tive que ler alguns desses clássicos para fazer prova na escola, como o proprio Dom Casmurro, Iracema, Capitães da Areia que inclusive já vi o filme várias vezes, Cortiço e entre outros que no momento não me recordo. Principalmente Iracema a escrita é beeem detalhista e cansa muito, já os outros tem uma escrita que acredito que não exista mais em alguns livros.. Mais Capitãs e Cortiço achei interessante, li esses livros na época do colégio lá para os anos de Funndamental.


    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  16. Rafael, quando eu estava no ensino médio e tive que ler obrigatoriamente este livro, achei que seria péssimo! Mas a realidade é que não fui! me surpreendi bastante e até hoje penso no desfecho misterioso dela! *O*

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafael!
    Realmente como você falou, acho que não tenha alguém que nunca tenha ouvido falar dessa obra, mas são raras as pessoas que leram o livro e infelizmente eu sou uma delas.
    A primeira vez que me deparei com a obra foi no vestibular (acho que isso aconteceu com a maioria) e naquela época um resumo era o que tinha de mais rápido e foi o que eu li.
    Tenho curiosidade em conhecer o livro todo realmente. Um dia vou ler não só esse, mas como outros clássicos da literatura brasileira! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, li esse livro no ensino médio para poder fazer uma apresentação, é um dos meus favoritos da Literatura brasileira. Dom Casmurro vale a pena a ler, é ótimo e super misterioso.
    Beijos Doces, Taty
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...