quinta-feira, 15 de agosto de 2013

[Resenha] Escola de um destino

Autor:  Sidney Santborg 

Editora: Livros Ilimitados

N° de páginas: 86

Gênero:  Ficção Brasileira - 2011

Preço:  R$27,50 na Saraiva

Leitura: Rápida Média - Demorada 




Sinopse: Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação nos levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.

Inicialmente, eu queria pedir desculpas a todo mundo pelo meu desaparecimento do blog, nos comentários e nas postagem. Essa semana eu fiquei doente e as coisas estavam bem ruins, sempre que eu chegava da escola à noite, eu me sentia muito mal. Mas já passou e cá estou, pensaram que iam se livrar desse chato assim tão facilmente? Ham!


Eu conheci o Sidney Santborg na tarde de autógrafos da autora Adriana Brasil há alguns meses aqui no Rio. Há pouco tempo ele me propôs parceria com o blog. Eu fiquei muito feliz, porque Escola de um Destino seria o primeiro livro de parceria que eu resenharia!

A capa do livro e a diagramação como um todo me agradaram muito. Ele possui orelhas e paginas amareladas, aliás o tipo de folha que eles escolheram para o livro tem uma textura bem legal. Eu encontrei alguns erros de digitação e de gramática, mas o autor já havia me alertado sobre isso, dizendo que a edição que eu li era antiga e que na nova haveria uma correção ortográfica para eliminar esse problema. 

Eu gostei muito da proposta do livro por ser uma coisa diferente do que a gente sempre costuma ver. Escola de um Destino conta a história de quatro jovens nordestinos, Marcos, José Pedro, João Paulo e Antônio, que decidem ir para o Rio de Janeiro estudar em uma escola técnica reconhecida por várias empresas e que prometia mudar a vida deles para melhor. Uma boa oportunidade de estudo, no fundo, era só o que esses jovens estavam querendo. 

Contudo, ao chegarem à cidade, eles descobrem que as vidas deles não seria a maravilha que tanto sonhavam. A escola ficava em uma área do Rio de Janeiro cercada de favelas e logo eles teriam que encarar  certas brincadeiras e preconceitos de alunos mais velhos, além da ameaça do tráfico e das drogas. 


Eu li uma ou duas resenhas que apontavam o fato de o livro ter poucos diálogos como um ponto negativo. Isso realmente acontece, mas para ser sincero não me incomodou em nada. Só teve duas coisas que eu não gostei no livro. A narrativa é rápida demais: o autor passa batido por situações que poderia ter sido mais bem detalhadas, tanto para provocar uma maior comoção do leitor com a narração de alguns fatos quanto para aprofundar a história e fazer com que o leitor se aproximasse mais de cada personagem. A outra é repetição de palavras: em algumas partes do livro se repetiam muitos termos e nomes que poderiam ser substituídos por pronomes na maioria dos casos. Mas esse último problema o autor também falou que seria resolvido nessa nova edição, assim com a correção ortográfica.

Sidney Santborg usou de um certo exagero em alguns estereótipos que a cidade possuí para mostrar a proposta do livro, do cenário das drogas invadindo escolas, corrompendo jovens e fazendo com que muitos as abandonem. Embora essa característica tenha me irritado um pouco no começo, eu lembrei que era somente uma obra de ficção e me tranquilizei.(Risos)

Embora os fatos que eu apresentei como características negativas, Escola de um Destino propõe de uma forma muito boa a discussão sobre a evasão escolar provocada por diversos motivos, principalmente pelas drogas, e outras desgraças que as mesmas podem causar na vida de um jovem. É um livro que vale a pena ser lido com uma leitura rápida e agradável, ele ganhou 4 estrelas na minha avaliação no Skoob.





Contato: rafael.amc97@outlook.com




24 comentários:

  1. Olá Ricardo,

    Obrigado pela resenha e pela opinião sincera.
    Estou aqui apenas para deixar umas palavras, para que os seus leitores saibam que o livro já recebeu a devida correção, conforme dito por você; e para explicar melhor o motivo de não me aprofundar nos acontecimentos pelos quais os jovens se depararam.
    O objetivo do livro é atingir jovens não habituados à leitura, como forma de incentivá-los no desenvolvimento de tal hábito, por isso uma narrativa direta. Sem priorizar a descrição de forma a detalhar sentimentos, reações, locais e diálogo de cada personagem. Para que não se tornasse um livro com muitas páginas. Uma vez que, se isso acontecesse, perderia o objetivo inicial.
    Outro objetivo é levar o jovem à reflexão, sobre suas escolhas, sobre o seu comprometimento com o estudo e aquilo que se quer atingir, sem se deixar levar pelas más influências.
    E como chamar a atenção de jovens que não gostam de ler? Que somente leem por imposição e livros totalmente fora de sua realidade, sem parecer chato. Buscando em fatos do dia a dia, de forma mais impactante, para prender sua atenção. A obra é uma ficção, mas tenho certeza que todos nós já nos deparamos com situações parecidas. Noticiadas pela mídia ou até mesmo citada por colegas e amigos.
    Para jovens que desenvolve a leitura de forma frequente, lendo livros de trilogias e distopias com linguagens complexas, esse livro não passa de um prólogo, mas para jovens que não detém essa habilidade, chegar ao final é uma conquista.

    Forte Abraço querido. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nada! Sempre que precisar é só falar!

      Abraços.

      Excluir
  2. Te indiquei a uma tag: http://umsenhorpalhaco.blogspot.com.br/2013/08/tag-minha-vida-de-acordo-com-bruno-mars.html
    Espero que goste!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas pareceu ser bem interessante.
    E ele é bem curtinho né? 86 páginas...
    Adorei sua resenha :)
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim, e você?

      Eu também conheci há pouco tempo. Eu gostei bastante da proposta do livro, e ele é super rápido e gostoso de ler, eu o terminei em 1h30 e olha que eu não sou de ler rápido rs'.

      Muito obrigado, Beijos.

      Excluir
  4. Olá!
    Gostei bastante da resenha. Não sou muito conformada com esses blogs que ou só vem aspectos positivos sobre o livro ou que destroem ele sem dó nem piedade. Existe várias coisas ótimas, mas não acredito que não exista nada sem seu lado ruim.
    Você disse num comentário no meu blog que gosta de animes. De quais você gosta?
    Beijos

    diariosdeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Eu também acho isso chato, toda obra tem seus aspectos positivos e negativos, por mais que um seja mais numeroso do que o outro.
      Então, eu gosto de animes, mas infelizmente eu não tenho muito tempo para vê-los. Os que eu mais gosto são Naruto, One Peace(é tanto filler que eu desisti de acompanhar ahah) e Death Note(quem não? ahah)

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi! ^^
    Que bom que você já está melhor! :)

    Não conhecia o livro nem o autor. Parece uma história interessante. Apesar de meu gênero preferido ser fantasia, e esse não é o tema desse livro, não vou deixar de lê-lo por isso. Assim que estiver no clima para um livro um pouco mais realista do que eu estou acostumada, eu o lerei!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado.

      Leia sim, é um bom livro para nos fazer refletir, ele também saiu bastante do tema que eu costumo ler que é ficção rs', mas vale a pena sim!

      Beijos.

      Excluir
  6. Nossa, parece ser um livro realmente envolvente e emocionante! Estou cada dia mais orgulhoso dos autores nacionais, estão escrevendo livros simplesmente ótimos. Então, parabéns tanto ao Sidney quanto a você por essa incrível - e sincera - resenha!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado. Eu gostei bastante do livro!

      Abraços.

      Excluir
  7. Tenho visto algumas resenhas desse livro, e realmente não me chama muito a atenção. O lance de pouco diálogos já me incomoda, é claro, há livros que conseguem superar isso, mas eu adoro uma boa conversa entre personagens, sabe?!

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo, é uma pena, ele é um bom livro para distrair da rotina, a leitura é rápida e a proposta de história é diferente.

      Beijos.

      Excluir
  8. Olá!!!, Deus te abençoe, amigo bom final de semana, goste da sua resenha, o seu blog é maravilhoso, continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho que não leria este livro, não sei, pelo fato de ser muito direto sem muitas falas, mas como ele é bem curtinho dar para ler em um dia, eu leria ele para 'refrescar' a mente sabe? de tantos livros.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendi, é, tem pessoas que se incomodam com essa característica. Mas é um bom livro para se ler para "refrescar", o tema é bem diferente do que geralmente é feito.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá Rafa, tudo bem?
    Parabéns pela nova parceria!
    Sempre bom conhecer novos autores =)

    Beijos,
    Books & Tea

    ResponderExcluir
  11. Espero que tenha melhorado querido, também estive doente, ): Mas é muito legal essa parceria entre vocês, desejo sucesso aos dois, s2
    Gostei muito da resenha, me fez interessar pelo livro, *-*


    http://amoremler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorei sim espero que você também tenha, muito obrigado!

      Beijos.

      Excluir
  12. Adorei a indicação do livro Rafael, principalmente por ser totalmente diferente dos que tenho lido. Não conhecia o autor, mas fiquei curioso em conhecer melhor seu livro.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz que você tenha gostado! Eu achei bem interessante a proposta do autor de criar um livro que incentivasse a leitura em quem não tem esse hábito. Mas até para nós que lemos mais é uma boa leitura, rápida e interessante.

      Abraços, muito obrigado, eu vou dar uma olhada no seu!

      Excluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...