domingo, 23 de junho de 2013

[Resenha] A Escolha dos Três

Autor:  Stephen King

Editora: Suma de Letras

N° de páginas: 413

Gênero: Ficção Americana - 1987 (última edição 2007) 

Preço:  R$35,99*

Leitura: Rápida Média - Demorada 


Antes de começar, eu gostaria de esclarecer uma questão posta em dúvida pela blogueira Bia Albuquerque do blog Terapia do livro. Ela havia me alertado para o fato de os livros que eu adquiri na promoção do Submarino serem de edição econômica e por isso a diagramação não tenha ficado tão boa. Eu liguei para a central de atendimento ao consumidor do site, mas eles não souberam me informar quanto a isso, ou seja, não tem nada confirmado. Dessa forma, eu to tirando a diagramação da minha avaliação, se vocês quiserem saber o que tanto me desagradou nela, vejam a resenha do primeiro livro AQUI
Quanto ao preço do livro que eu coloquei ali em cima, esse é o preço que está na nota fiscal que os acompanharam, a promoção não existe mais, então não tem como eu lincar. 

Atenção: A fim de dar uma continuidade à história, o primeiro parágrafo da resenha é Spoiler do primeiro livro, se você está interessado em ler o livro e não gosta disso, pule-o. :)
Sinopse: Com incansável imaginação, Stephen King dá continuidade à magistral saga épica A Torre Negra. "A Escolha dos Três", segundo volume da série, lança o protagonista Roland de Gilead em pleno século XX, à medida que ele se aproxima cada vez mais de sua preciosa Torre Negra, sede de todo o tempo e de todo o espaço. Um derradeiro confronto com o homem de preto revela a Roland, nas cartas de um baralho de tarô, aqueles que deverão ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra: o Prisioneiro, a Dama das Sombras e a Morte. Para encontrá-los, o último pistoleiro precisará atravessar três intrigantes portas que se erguem na deserta e interminável praia do mar Ocidental. São portas que o levam a um mundo diferente do seu, em outro tempo, de onde ele deverá trazer seus escolhidos: Eddie Dean, um viciado em heroína; Odetta Holmes, uma bela jovem negra que perdeu as pernas em um medonho acidente e sofre de misteriosos lapsos de memória; e o terceiro escolhido, a Morte, que vai embaralhar mais uma vez o destino de todos. A primeira porta o leva à Nova York dos anos 1980 e a Eddie Dean. A segunda transporta o pistoleiro à mesma cidade, mas dessa vez na década de 1960. A Dama das Sombras que Roland encontra atrás dessa segunda porta é Odetta Holmes. Roland e Eddie não demoram a descobrir que a mente de Odetta abriga também a malévola Detta Walker, num evidente distúrbio de dupla personalidade. Com o terceiro escolhido, A Morte, as cartas tornam a se embaralhar e a busca de Roland pela Torre Negra sofre uma nova e imprevisível reviravolta.

O oráculo já havia avisado Roland que seu número seria 3 e quando ele finalmente encontra o Homem de Preto para a tão aguardada "confabulação", o Pistoleiro confirma o que aquele primeiro tinha dito de uma forma tão confusa: 3. Por fim, ele descobre através das cartas de Tarô que ele teria que escolher três pessoas que seriam de extrema importância para a sua busca à torre.

Eu fiquei boa parte do livro com uma incógnita enorme da minha cabeça e agora que eu fui ler a sinopse desse livro que eu finalmente entendi. Eu não sabia o que diabos eram aqueles capítulos chamados de "Embaralhada". Mas quando eu finalmente descobri o que significava eu fiquei assim: "Meu deus! Que incrível!".Mas eu não posso falar o que é, porque é spoiler, se alguém quiser saber entre em contato por e-mail.

O livro começa com uma rápida retrospectiva do primeiro livro da série, O Pistoleiro, que eu achei bem legal, porque tem sempre a possibilidade de se ter esquecido certos detalhes que poderiam ser importantes para a compreensão do livro seguinte.

Logo depois, começa a história com a narração de um ataque de uma monstruosidade ao protagonista da história e ele fica terrivelmente doente por seu veneno. Com isso, Roland teve que contar com o seu Ka e acreditar fielmente que o que estava escondido atrás da primeira porta poderia salvá-lo.  Mas não o salvou. Quem estava na 1ª porta era Eddie Dean, um viciado em heroína, que perdeu tudo nessa vida e decide acompanhar Roland em sua busca - não depois de causar muita confusão, é claro.

Eddie é um personagem super engraçado, irônico, ele deu um quê a mais na história que com certeza faltou no primeiro livro. Mas também, em O Pistoleiro, há a narração da vida de Roland e de seu trajeto pelo deserto e até agora ele se mostrou uma pessoa seca, compenetrada e ficcionada no seu objetivo de encontrar a Torre. Não tinha como eu gostar de um livro desse tipo, eu não gosto de personagens assim. Já esse segundo livro é completamente diferente do primeiro. Eu gostei bastante, ele está me prendendo à história com a apresentação de fatos surpreendentes e com um certo tom irônico e de humor apresentado por esses dois - talvez 3 - novos personagens.

Na porta 2, Roland e Eddie encontram Odetta Holmes. Uma ativista dos anos 1960 pelos direitos dos negros nos Estados Unidos que esconde uma obscuridade. Odetta tinha um grave problema mental, era esquizofrênica e possuía dupla personalidade. A outra, Detta Walker, completamente o oposto da primeira, era perversa, maligna, gostava de roubar. E enquanto uma assumia o poder do corpo, a outra não tinha noção de nada do que estava acontecendo. Roland e Eddie passam por uma bela de uma saia justa para conseguir controlar Detta e encontrar a terceira porta, mas é claro, não conseguiram.

 E finalmente na terceira porta há revelações surpreendentes que mudam completamente o rumo da história.

Então pessoal. É isso. Eu gostei bem mais desse livro do que do outro. Este tem uma temática completamente diferente pelos motivos que eu já havia comentado, o que fez com que ele ficasse bem mais interessante e o final desse livro me fez ficar muito mais ficcionado e curioso pelo final da história do que o do primeiro. Mas não sei se eu ainda estou com o pensamento do primeiro livro ou outra coisa, mas eu acho que essa história ainda não me ganhou. :/

Bom, agora eu vou dar um descansozinho da Torre Negra, afinal é uma série muito grande e eu não gosto de ler séries muito grandes de uma vez senão eu enjoo. Minha próxima leitura será O Processo de Franz Kafka. Foi um livro que eu abandonei ano passado, mas que agora eu vou ver se eu consigo ler.

Abraços galera. Espero que tenham gostado, estou esperando vocês nos comentários. ;)


34 comentários:

  1. Oi Rafael, tudo bem?
    Adorei seu blog e sua resenha. :)
    Confesso que não conheço os livros, mas conheço o autor kk então suponho que seja bom.

    Estou seguindo seu blog viu?
    Me visita?

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica. Tudo ótimo, e com você?
      Muito obrigado. Eu conheci esses livros também há pouquissímo tempo, mas em janeiro quando eu terminei de ler Sob a Redoma, eu fui pesquisar por mais livros dele, encontrei esse e resolvi comprar ahaaah.

      Pode deixar!

      Beijos, Rafael Augusto. :)

      Excluir
  2. Oi Rafael, tudo bem?

    Estou doida para ler esta série, mas ainda não comecei... Tem tantos na lista que fico em pânico toda vez que termino um e tenho de escolher o próximo! Haha Mas quero muito ler!

    Olha só, tem três promoções rolando lá no Blog: Starters, A Batalha do Apocalipse e A Outra Sombra, que está no post sobre o parceiro Max Moreno. Dá uma passada lá e participe!!! ^^

    Beijos e boas leituras!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nadja. Tudo sim e você? :D
      aahahahhhahah Acho que eu sei como é, esse é um dos motivos para eu não gostar de ter uma lista de leitura muito grande. Eu sempre tento me controlar, mas a vontade de comprar é maior que eu ahah. Essa série até agora tá bem legal, bom eu tive uma leve decepção com o primeiro livro, mas esse segundo levantou a moral da história rs'.

      Uhn, obrigado, vou dar uma olhadinha.
      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  3. Eu não conhecia a série.
    Já li alguns livros do Stephen King, mas pouca coisa. Acho que um livro de contos, se não me falha a memória.
    Não li o primeiro parágrafo (não gosto de soiler) e pela resenha o tema me agradou (na realidade ainda não achei nenhum livro do SK que não me desse vontade de ler. Não sei porque não faço isso com mais frequência).

    Gostei do seu blog e já estou seguindo!!
    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helaina.

      Eu adoro os livros do SK, eu conheci essa série há pouco tempo, até agora, embora o primeiro tenha me desagradado, eu gostei muito do 2º, mas ainda tem muuuuuita história pela frente, são 7 ao todo ahaha.

      Muito obrigado, eu vou dar uma olhada no seu.
      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  4. Olá,
    Confesso que não fã de SK e não li essa série, não sei se leria, mas sua resenha me deixou curiosa rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.

      Eu não gosto de ser fã de alguma coisa não, mas eu gosto bastante dos livros do SK. Eu só me decepcionei com o primeiro livro dessa série, mas de resto, não tenho nada a reclamar. Obrigado.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  5. Rafael, parabéns pelo resenha, me instigou a começar a acompanhar a série. Conheço alguns trabalhos do SK e sou fã, principalmente, dos contos dele. São geniais. Sombras da noite e Quatro estações são bons exemplos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor.
      Muito obrigado, eu to gostando bastante da série, recomendo, embora eu não tenha gostado muito do primeiro. Eu nunca li nenhum conto dele não, só os romances mesmo.

      Abraços, Rafael Augusto.

      Excluir
  6. Fala Rafa, adorei a resenha. Ah, te indiquei um meme de perguntas lá nio meu blog e espero que o responda. Abraço!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. nunca li nada desse autor... além de ele ser famoso pelas suas histórias de terror (das quais eu fujo haha), os livros são bem caros :S
    beijos

    Livro de capa dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu odeio o fato dos livros ele serem tão caros, eu dei muita sorte que esses eu encontrei em promoção. Mas o SK também tem ótimas histórias que não são terror, tipo suspense e ficção científica, tipo essa e Sob a redoma. ;)

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  8. Nunca li nada do Stephen, embora tenha muita vontade de ler Sob a Redoma!! Gostei muito da sua resenha! Procurarei saber mais para quem sabe ler esse livro!!

    Abraço :)
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (visita lá :D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu já li Sob a Redoma, é muuuito bom! Quando tiver uma oportunidade, lei!

      Abraços, Rafael Augusto.

      Excluir
  9. Cara, eu sou muito fã do King, fiquei louco pra ler mais esse livro dele. Tô com o Sob a Redoma aqui na estante faz uns meses, já comecei a leitura mas parei para ler outras coisas... Um dia eu retomo hahaha

    Abraços!
    http://mdfaleirov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sob a redoma é simplesmente maravilhoso, um dos livros mais incríveis que eu já li. Eu até gosto dessa série, mas sob a redoma por enquanto foi bem melhor! ahah

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá! Como prometido estou aqui fazendo uma visitinha no seu blog! Gostei muito da resenha, bem detalhista! Hahah.

    http://lendotdjunto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado, daqui a pouco eu dou uma passadinha no seu também ;)

      Beijos.

      Excluir
  11. A única diferença da edição econômica é a folha e as orelhas. A diagramação na maioria das vezes é a mesma coiso, mesma fonte, mesma entrada de capítulos. Dificilmente mudam.
    Te indiquei a um selinho la no blog, espero que goste :D
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br/2013/07/selos-memes-literarios-5.html
    Abraços e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Afrânio, muito obrigado pela explicação, infelizmente eu tentei ligar para lá e eles não souberam responder ahahah Isso que é vendedor padrão Fifa. Muito obrigado pela indicação.

      Abraços.

      Excluir
    2. adoro os livros do stephen ! eu tambem enjoo se ler series muito longas, mas algumas valem a pena. Não cheguei a ler esse livro dele, mas esta na minha lista, ando meiosem tempo para ler ultimamente

      Excluir
    3. Eu também, eu até comprei um novo :3 ahahah
      Eu nunca li séries tão grandes, então... Se você tiver uma oportunidade, lei, é muito legal.

      Beijos, Rafael Augusto.

      Excluir
  12. Nunca li nada do autor mas tenho muito curiosidade. ÓOOTIMA RESENHA :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado, SK escreve muito bem, se você tiver a oportunidade leia!

      Abraços, Rafael Augusto.

      Excluir
  13. conheço o Stephen King, mas confesso que nunca li nada dele, ia comprar os livros, mas a submarino realmente está vendendo versão econômica....e eu detesto versão econômica :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante da obra dele. Eu já li 3 livros e estou no quarto, o que é horrível é que a maioria dos livros dele são muito caros : /
      Beijos.

      Excluir
  14. Sou fã do King! Comprei toda coleção na Torre Negra ontem no submarino, é edição econômica, mas os livros são bem carinhos e nem sempre dá para comprar né? Tenho certeza que vou adorar, assim como todos os outro livros deles!

    http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu também passei a ser ahahaha
      É eu descobri isso há pouco tempo :/
      Isso me dá muita raiva, os livros dele são muito caros, isso desestimula muito ahahah
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi, Rafael. Não conhecia o blog, cheguei até aqui pesquisando por resenhas de "A Escolha dos Três". Acabei de lê-lo e sempre que termino um livro gosto de procurar outras opiniões buscando detalhes que posso ter deixado passar e pontos de vista diferentes dos meus.

    Também gostei mais desse segundo volume. O Pistoleiro era interessante quando focava no passado de Rolland, mas todo o presente dele era meio vazio. A Escolha dos Três é completamente diferente dele e me surpreendeu bastante.

    Vou entrar em contato contigo por email pra conversarmos sobre as "Embaralhadas".

    Parabéns pelo blog. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuell. Seja bem-vindo! Eu também faço isso às vezes rsrs'. Eu achei o primeiro livro um pouco seco porque o referencial do livro é Roland e esse personagem se mostra um pouco dessa forma. Então não tinha como ser uma coisa muito chamativa. Mas esse as cosias realmente começam a mudar. O 3º livro é muuuito bom! ahaha

      Muito obrigado, te esperando lá :)

      Abraços.

      Excluir
  16. qual seu email quero saber sobre o capitulo 'ambaralhada'

    ResponderExcluir

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...