terça-feira, 23 de abril de 2013

[Resenha] Filhos do Fim do Mundo


Autor:  Fábio M. Barreto

Editora: Fantasy - Casa da Palavra

N° de páginas: 288

Gênero: Ficção Brasileira - 2013 

Preço: R$28,90 na Saraiva

Leitura: Rápida - Média - Demorada 




Sinopse: Quando as crianças do mundo param de nascer, um repórter se prepara para sua última matéria sobre o começo do fim do mundo.É meia-noite quando a humanidade é surpreendida pela notícia: todas as crianças nascidas nos últimos 12 meses morreram misteriosamente. Descobrem também que plantas e filhotes também morreram. Um repórter responsável por cobrir os eventos preparativos para o fim do mundo deixa sua esposa grávida em casa, partindo para uma perigosa missão investigativa, em que terá de enfrentar grandes desafios para proteger aqueles que ama.Em Filhos do fim do mundo acompanhamos a saga de um repórter tentando se equilibrar entre sua função de pai e jornalista em meio ao caos pré- apocalipse. As catástrofes se misturam com a tensão psicológica do personagem em um envolvente romance que vai encantar os amantes de ficção.

Eu encontrei esse livro muito por acaso. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas um dia, acho que há uns dois meses, quando estava pesquisando sobre editoras, justamente a procura de livros para formar a minha lista de livros para esse ano, foi que eu o encontrei em destaque no site da editora Casa da Palavra. Esse livro me despertou um imenso interesse já pelo título, que me chamou bastante atenção a uma primeira vista, então eu decidi ler a sinopse e achei que seria um bom livro para ler. O tempo passou e finalmente a vez desse livro chegou e eu pude comprá-lo. E não me arrependo. 

Bom, eu gostei muito do trabalho que a editora fez em cima do livro. A imagem utilizada na capa é muito bonita, e  o trabalho que foi feito em cima do título ficou bem legal. Outro ponto positivo é o livro possuir orelhas, eu particularmente não as uso porque eu não gosto de como elas ficam depois de usadas, mas a presença delas deixa o livro com um aspecto melhor trabalhado. A diagramação interna, assim como a externa, ficou muito boa. Com folhas amareladas e um ótimo tamanho da fonte. Somente uma coisa deixou a desejar nesse quesito: o livro tem alguns errinhos de digitação. Mesmo assim, não é nada absurdo, e não chega a comprometer a história pois eu não encontrei nenhum que chegava a ser gramatical. Aliás isso é até compreensível pois é a 1ª edição do livro. 

Para mim, a história de Filhos do Fim do Mundo é arrebatadora e consegue envolver o leitor do começo ao fim, e a escrita gostosa de Fábio M. Barreto só ajuda ainda mais nisso. Aliás, o prólogo desse livro foi um dos melhores prólogos que eu já li. No livro os personagens não possuem nomes próprios do tipo João, Maria, mas são invocados pelo que fazem ou a sua profissão ou ainda o que são na sociedade, como o Repórter,  a Esposa, a Senhora, e muitos outros. Isso para mim não é nem um ponto positivo nem um negativo, mas só uma característica do livro que eu achei importante de ser ressaltada

 A história começa com uma bomba já no prólogo, quando um policial recebe uma ligação de sua esposa dizendo que o seu filho de nove meses havia morrido. Logo em seguida o narrador nos conta que isso aconteceu com todas as crianças da maternidade. Depois, vêm os 6 capítulos que desenvolvem a trama. O 1º capítulo o autor nos descreve muito bem como são alguns dos principais personagens do enredo como o Repórter, a Esposa, o Diretor, o Engravatado, o Capitão, entre outros. Ele começa quando o Repórter, que estava dormindo depois de dias de pouco sono em uma viagem a trabalho, e a Esposa são acordados por sirenes de ambulâncias na rua. Minutos depois ele é chamado a comparecer na redação, onde o Diretor relata o que aconteceu e que o Repórter seria encarregado de voltar para onde ele tinha acabado de chegar. Ele passou algumas semanas visitando abrigos especiais que pessoas que acreditavam no fim do mundo construíram. Sua missão de volta nesses lugares era de averiguar se a mortandade de seres vivos com menos de 1 ano de idade, também os tinha atingido.  

A partir daí a história começa a ficar confusa. Entre o final do capítulo 2 e final do 3, muitas vezes o autor dava poucos detalhes sobre os acontecimentos ou dava meios detalhes como se o resto deles qualquer um pudesse adivinhar, pois isso estaria mais do que claro, mas não foi bem assim que aconteceu. Pelo menos para mim, essa parte da história foi uma verdadeira incógnita. Um ponto positivo do livro que devo destacar é a preocupação do autor de contrastar valores no livro. Durante a trama ele apresenta personagens sérios, que estão interessados em resolver o problema, outros que só querem aparecer, tirar proveito da situação para ganhar seus 5 minutos de fama, outros que se mostram frustrados pela falta de coisas fúteis como a internet - ela foi cortada para evitar que fossem espalhadas notícias falsas com muita facilidade - perante algo tão importante que seria a possibilidade do fim do mundo, entre outros. 

 Mas mesmo assim, isso não tornou a minha nota desse livro mais baixa porque os capítulos que se seguem a esses são simplesmente incríveis e o final é cheio de emoção e frio na barriga! O livro vale muito a pena, a escrita do autor é muito gostosa e a descrição dos personagens foi muito bem feita, mesmo não tendo nomes, eu conseguia criar uma imagem perfeita de cada um deles na minha cabeça. 




2 comentários:

link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...